Ansiedade é uma sensação de apreensão que pode estar relacionada a medo de situações futuras ou de objetos. Ficar ansioso, por exemplo, numa apresentação de um trabalho para um grupo de pessoas traz comumente alguma sensação de ansiedade, que pode estar acompanhada de sintomas físicos como tremor, suor, aperto no peito, inquietude, taquicardia e “frio na barriga”. Há níveis de ansiedade normais, porém quando o medo excessivo chega a paralisar o ansioso a ponto de evitar situações que são importantes na vida (como viajar de avião ou defender uma ideia diante de um público) ou chega a prejudicar seu desempenho social ou profissional, a ansiedade pode ser considerada um transtorno (patológica) e necessitar de cuidado à saúde mental.
Os transtornos de ansiedade são classificados em: (1) pânico, (2) agorafobia, (3) fobia específica, (4) ansiedade social e (5) ansiedade generalizada. Em breve exploraremos em outros textos cada um destes transtornos.
Usualmente o ansioso percebe as potenciais ameaças maiores do que realmente são e desconsidera a própria capacidade de enfrentar estas ameaças.
É muito comum que uma mesma pessoa com um transtorno de ansiedade tenha também insônia, outros transtornos de ansiedade e/ou depressão.
O tratamento médico é realizado através de antidepressivos bem indicados e com representantes do grupo de benzodiazepínicos (como Clonazepam e Diazepam). Porém é importante que o benzodiazepínico seja mantido pelo menor tempo possível para evitar o risco de dependência.
O tratamento psicoterapêutico associado com o tratamento médico, baseado na terapia cognitiva-comportamental bem aplicada, costuma ser rápido e eficaz na compreensão do transtorno, para aprender a enfrentar e a prevenir os sintomas e especialmente na prevenção de recaídas, para que se possa planejar posteriormente o desmame da medicação. Os pacientes se sentem mais confortáveis quando o médico fica próximo, por exemplo para tirar dúvidas por mensagens de celular, e também oferecendo um retorno, quando necessário, para tirar dúvidas e fazer ajustes nas medicações e esse é um diferencial que ofereço para meus pacientes.